O MDF não é usado apenas para fazer móveis, o MDF é um material muito útil para criar produtos de utilidade doméstica de material artesanal. Tem a superfície ideal para receber pintura deco, acrílica, pintura com giz pode ser feita com muita facilidade e suavidade. E é muito rentável em comparação com a madeira pura. MDF é usado para fazer vários tipos de bases como porta-chaves porta-retratos, porta-talheres, caixas de joias, bandejas, prateleiras de parede, móveis, molduras de enfeites, recortes de monograma de alfabeto, entre tantas outras bases interessantes para diferentes decorações para a casa e produtos decorativos.

O painel de fibra de média densidade, mais conhecido como MDF por artesãos, marceneiros e profissionais da indústria da construção, é uma alternativa barata ao compensado. Trata-se de um hardboard denso e plano sem grão perceptível. O MDF pode ser usado na maioria dos projetos de artesanato onde a madeira normalmente seria usada.

Como pode ser usado

MDF pode ser usado para uma variedade de artesanato. Muitos projetos de MDF são usados ​​para decoração de casa, incluindo porta-retratos, placas e palavras recortadas, entre outros. O MDF também pode ser usado para fazer quebra-cabeças e brinquedos. A maioria das lojas de materiais para artesanato vende formas pré-cortadas de MDF. Estes são geralmente quadrados, círculos, estrelas e corações. Às vezes, designs mais complexos, como gatos ou carros, podem ser comprados pré-cortados.

Como cortar o MDF

O MDF pode ser facilmente cortado para artesanato usando uma serra de rolagem. Basta desenhar o desenho no MDF usando um lápis, giz ou marcador lavável e cortar ao longo das linhas. Devido à cola utilizada no processo de prensagem do MDF, ela pode ser extremamente áspera nas lâminas de serra. Além disso, muita poeira é criada quando o MDF é cortado. Portanto, uma máscara deve ser usada mesmo para pequenos trabalhos. Um respirador é recomendado para trabalhos de corte pesado. O MDF deve ser sempre cortado ao ar livre ou em uma oficina ventilada.

Como unir as peças em MDF

Várias peças de MDF podem ser facilmente conectadas para construir embarcações tridimensionais, por exemplo. A cola de madeira comum é a maneira mais fácil e rápida de conectar várias peças de MDF. No entanto, o MDF pode ser unido, furado ou montado com parafusos, pregos e buchas. Como o MDF não tem grão, não lasca como o compensado tradicional.

A pintura em MDF

O MDF é uma superfície porosa e deve ser preparado ou rebocado antes da pintura. Aplicar de uma a três camadas de gesso acrílico evitará que a tinta penetre na madeira. A placa pode então ser pintada como faria com qualquer superfície com tinta acrílica. Se estiver usando tinta a óleo, use um primer à base de óleo. O MDF também pode ser revestido com verniz ou laca, dependendo do acabamento desejado.

Conte com a Vitrine da Madeira para deixar o seu artesanato em MDF ainda mais atraente

A Vitrine da Madeira tem uma variedade incrível de acessórios para você proporcionar todo o charme e elegância ao seu artesanato. São apliques, decoupage, ferragens (alças, pezinhos, cantoneiras, etc), tintas, acessórios e pincéis. Visite vitrinedamadeira.com.br e transforme o seu artesanato em obra de arte. Esperamos sua visita.

Deixe um comentário