A Vitrine da Madeira é uma empresa com espírito moderno que reuniu empreendedores apaixonados pelo trabalho em madeira. O objetivo principal é oferecer os melhores produtos em MDF, com qualidade e acabamento de primeira linha. Você, por acaso, já conhece MDF? A gente te apresenta aqui.

Uma escolha inteligente para substituir a madeira maciça

O painel de madeira MDF é um material de construção amplamente utilizado na indústria de móveis e design de interiores. A produção de MDF (Medium Density Fiberboard ou Placa de Fibra de Média Densidade) começou nos Estados Unidos na década de 1970. Esse tipo de painel é feito por processo a seco a partir de fibras de madeira finas e uniformes, que são unidas por resinas, calor e pressão. Tem múltiplas vantagens para trabalhadores manuais amadores ou experientes e ganhou fama por sua versatilidade e facilidade de acabamento. Resumindo, o MDF é um produto de madeira artificial em painéis com superfície lisa em ambas as faces, podendo ser pintados e customizados em função de sua estrutura.

É sustentável e ecologicamente correto

Como é construído principalmente de fibra de madeira, muitas aparas de e outras partes da madeira que normalmente seriam descartadas podem ser recicladas para a produção de MDF. Isso reduz o desperdício e também significa que uma porcentagem maior de árvores colhidas é usada para criar produtos valiosos, colocando menos pressão sobre nossas florestas e criando práticas sustentáveis ​​por muitos anos. Painéis de MDF são alguns dos produtos mais ecológicos disponíveis.

Como são feitos os painéis de MDF?

A madeira utilizada para a produção do MDF é descascada, lascada e selecionada para a retirada da casca remanescente. Em seguida, é refinado e moído para se tornar uma polpa fibrosa submersa em água e desfibrada com a ajuda de vapor e calor.

Durante esse processo, podem ser adicionados determinados produtos químicos para conferir características adicionais, como prevenir o aparecimento de fungos e bolores ou para torná-lo hidrorrepelente e retardador de fogo.

Os painéis de MDF têm cor uniforme e, ao contrário da madeira pura, não possuem nervuras, o que facilita a sua transformação. Esta madeira artificial é produzida em painéis com uma superfície lisa nas duas faces que, graças ao seu formato, podem ser pintados e personalizados.

Saiba quais são as propriedades do MDF

Os painéis de MDF caracterizam-se pela uniformidade e homogeneidade ao longo de sua espessura, não apresentam problemas na hora do corte e podem ser usinados e modelados com extrema facilidade.

Do ponto de vista da resistência à umidade, é relativamente baixa devido à capacidade de absorção de água das fibras de que é feito.

Essa resistência pode ser melhorada utilizando produtos especiais que aumentam significativamente sua resistência à umidade, durante o processo de produção.

Tal como a madeira maciça, não é um bom condutor térmico e acústico, embora estas características possam ser melhoradas incorporando massa no painel ou combinando-a com outros elementos de melhor comportamento.

A reação ao fogo é muito semelhante à da madeira maciça, que pode ser melhorada adicionando retardadores de fogo às resinas adesivas durante a fabricação. A resistência ao fogo melhorada do MDF é geralmente colorida de vermelho para distingui-los dos painéis padrão.

Sua resistência a fungos ou cupins pode ser melhorada por tratamento de superfície ou pelo uso de inseticidas e fungicidas na cola.

As principais vantagens do uso de MDF

Facilidade de corte e processamento: o fato de ser feito de pequenas fibras de madeira facilita as operações de corte, tornando essa operação semelhante à da madeira maciça;

Superfície lisa: característica que torna o material ideal para a aplicação de tintas, lacas e vernizes, além de ser um excelente suporte para revestimento com lâminas de madeira, dando aparência de madeira maciça;

Ideal para o uso de cola e adesivo: graças à sua superfície lisa, o MDF tem um excelente comportamento no uso de cola ou adesivo;

Econômico: é muito mais barato que a madeira maciça.

A Vitrine da Madeira é especialista em materiais à base de MDF

A Vitrine da Madeira produz verdadeiras obras artesanais, desenvolvidas com muito capricho e, acima de tudo, paixão. Um excelente exemplo são os apliques, artigos para cozinha, brinquedos, caixas, linha baby, maletas e baús, móveis, nichos, quadros, entre outros itens que vão contribuir com a decoração dos seus ambientes. Acesse vitrinedamadeira.com.br e conheça esse mundo fascinante.

Deixe um comentário