Tem um bom tempo em que as crianças vêm gradualmente abandonado os brinquedos lúdicos e jogos de tabuleiros para passar grande parte do seu tempo livre em frente às telas, principalmente jogando videogame. Seja no celular, no tablet, no computador ou no console, os videogames dominaram o universo delas.

Estes jogos continuam a evoluir, quer nos gráficos, quer no jeito de jogar de forma a tornar os jogadores cada vez mais dependentes. E são especialmente as crianças o alvo principal.

Os jogos eletrônicos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento infantil

Infelizmente, o uso excessivo de videogames pode causar efeitos prejudiciais no desenvolvimento do seu filho, como produzir violência e agressividade, provocar o isolamento social, afetar o desempenho acadêmico e potencializar a dependência.

As indústrias de videogames utilizam vieses cognitivos (um erro sistemático de pensamento que ocorre quando as pessoas estão processando e interpretando informações no mundo ao seu redor) e infelizmente as principais vítimas são as crianças, por serem mais vulneráveis, afetando as decisões e julgamentos que tomam.

É por essas razões que muitos terapeutas e psicólogos especializados em desenvolvimento infantil alertam os pais sobre o uso de videogames.

Por outro lado, os videogames também podem gerar benefícios

Apesar de os videogames serem amplamente destacados hoje e terem uma conotação negativa por psicólogos e especialistas em crianças, estudos destacam os efeitos benéficos associados ao uso desses jogos de nova geração, como maior concentração e atenção, aumento da velocidade do cérebro, habilidades multitarefa aprimoradas, desenvolvimento de coordenação, avanço no pensamento e na solução de problemas, desenvolvimento da criatividade.

Ou seja, os videogames não são apenas vilões. Os jogos de ação fazem com que a criança trabalhe mais a sua reatividade e concentração, os jogos de aventura dão mais acesso à reflexão enquanto aos jogos de construção promovem a sua criatividade.

Os videogames ainda são um hobby como qualquer outro que permite que seu filho fuja e relaxe depois da escola, como ler ou assistir televisão. Mas sem abusos.

Eu devo privar meu filho dos videogames?

De forma alguma. Os videogames fazem parte do hobby deste século e continuam sendo uma etapa importante no desenvolvimento de seu filho e no uso de novas tecnologias. Principalmente porque muitas carreiras estão se desenvolvendo neste universo desmaterializado. Seria uma pena privá-lo de uma paixão potencial.

Mas a vigilância e um certo número de regras são essenciais para a supervisão da criança a fim de evitar os efeitos nocivos dos videogames. Procure envolver-se nas brincadeiras do seu filho, interessando-se pelo que ele faz, pois permitirá monitorar a natureza do jogo e verificar se é adequado para a sua idade.

Estabeleça limites, seja em termos de jogos, mas também de tempo. Proíba jogos muito violentos se ele for muito jovem e encontre um terreno comum em jogos menos violentos dos quais gostaria. Defina um limite de tempo e condições, duas horas todas as noites, desde que a lição de casa tenha sido concluída.

Que tal dividir o tempo entre o eletrônico e o lúdico?

Proponha um tempo do dia para que a criança possa brincar também longe das telas e consoles. Os brinquedos de MDF são uma excelente opção. Além de duráveis e ecologicamente corretos, são grandes aliados para o desenvolvimento da consciência infantil. Ou seja, o MDF é um material perfeito para desenvolver os sentidos das crianças.

Brinquedos de MDF simples e básicos permitem que as crianças tenham tempo para construir ou criar um contexto em torno da brincadeira, o que incentiva o desenvolvimento de sua imaginação criativa. Sua concentração também.

Brinquedos arte da fábrica contribuem para o desenvolvimento da criança

Os brinquedos Vitrine da Madeira são verdadeiras obras artesanais, desenvolvidas com muito capricho e, acima de tudo, paixão. As casas de bonecas fazem as meninas viajarem a um mundo de lindos sonhos. As miniaturas aguçam a imaginação dos meninos que podem colecioná-las. Visite vitrinedamadeira.com.br e confira tudo que pode produzir aventuras emocionantes para as crianças.

Deixe uma resposta