Sousplat é uma palavra de origem francesa que significa “sob o prato” e pronuncia-se “suplá”. Segundo o blog Copa&Cia, o sousplat surgiu em meados do século XIX, mas ganhou popularidade após os anos 90. Basicamente, ele tem efeito decorativo, pois como o nome já diz, serve para compor uma mesa posta, ficando abaixo dos pratos, com um diâmetro maior para estar em destaque. Além disso, impede que a mesa fique desguarnecida durante a troca de pratos e protege a toalha de mesa de eventuais respingos ao redor do prato.

Segundo as regras de etiqueta, o sousplat deve ser usado apenas em refeições completas, que incluem entrada, prato principal e sobremesa. Porém, os pratos de sobremesa não devem ser colocados sobre ele.

Qual a melhor opção de sousplat para a minha mesa?

Cortiça

É um material natural obtido a partir da casca dos sobreiros. Leve, silencioso, resistente à água, bom isolante térmico, o material é adequado para o uso desejado. Os sousplats de cortiça são uma opção popular. Por outro lado, cuidado com o envelhecimento, pois as manchas são difíceis de remover.

Tecido

Os de tecido ou crochê têm a vantagem de também serem usados como porta-panelas. São extremamente decorativos, fáceis de manusear e limpar.

Metais

Os sousplats de ferro fundido ou aço inoxidável podem ser menos práticos, devido ao seu peso, mas têm um pequeno efeito em interiores industriais ou urbanos. Eles também são mais resistentes ao calor.

Concreto

O concreto, em sua mistura mineral de areia e cascalho minúsculo, unidos por cimento e água, oferecem características específicas, como a impermeabilização e alguns designers não hesitam em pigmentá-lo para adicionar cor. Um tripé de concreto pode assumir uma aparência muito contemporânea. O concreto destaca uma decoração industrial, além de destacar uma atmosfera minimalista com seu visual clean.

Cerâmica

É um material natural e belo e que resiste a altas temperaturas. O sousplat de cerâmica caracteriza-se por uma abordagem única e artesanal que carrega um significado próprio. Os ceramistas contemporâneos souberam utilizar técnicas tradicionais para produzir objetos totalmente em sintonia com a época.

Vidro

Têm a possibilidade de ser trabalhados em inúmeras formas e cores. São decorativos e apresentam facilidade de limpeza com um pano seco com uma esponja.

MDF

Os sousplats de MDF se encaixam em qualquer mesa, independentemente do estilo. Bonitos, práticos e amigáveis, adicionam um toque de natureza a qualquer mesa, tornando-se, consequentemente, uma opção ecologicamente correta.

Caso esteja em dúvida sobre a escolha, aconselhamos você evitar plástico ou silicone. Existem opções com bem menos impacto. Tenha em atenção os seus critérios de seleção: boa resistência, durabilidade, beleza do objeto e harmonia com o seu interior. Por isso, sugerimos em MDF.

As opções de sousplat que procura a Vitrine da Madeira tem para você

A Vitrine da Madeira produz o modelo de sousplat ou adequado para o seu projeto, em MDF, com modelos e medidas variados. Visite vitrinedamadeira.com.br e escolha o que está procurando com a melhor qualidade. O nosso negócio é oferecer a arte que você precisa.

Deixe um comentário